Logotipo

ABCGIL divulga Sumário de Touros do Gir Leiteiro

Mais uma vez, o público lotou o Salão Nobre da ABCZ para acompanhar os resultados do Teste de Progênie do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro – PNMGL e o lançamento do Sumário Brasileiro de Touros da ABCGIL, elaborado pela Embrapa, neste sábado, 7 de maio.

No pronunciamento de abertura da solenidade, o presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz, afirmou que os criadores associados têm grande de contribuição para a formação da base de crescimento, incremento e valorização do produtor de leite, mas o mérito pelo alimento nobre chegar ao ser humano com qualidade é do homem do campo.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui da Silva Verneque apresentou um resumo sobre as informações do sumário, que em 2011 traz 221 reprodutores, e falou dos avanços das pesquisas na área genômica. “Em pouco tempo, poderemos relacionar marcadores moleculares que identifiquem, no DNA dos animais, por exemplo, as células somáticas para qualidade do leite. Esse trabalho não seria possível sem a disposição dos criadores que participam com os rebanhos colaboradores e a estrutura da ABCZ, pelo Pólo de Genética” ressaltou o pesquisador.

CA Sansão continua na liderança
Pela sexta vez, o touro do rebanho da Campo Alegre, do criador Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, CA Sansão, contratado da CRV Lagoa, é o número um do ranking. “Esse teste é mais que um reconhecimento do trabalho da minha família e do esforço de todos em busca do melhoramento genético da raça. É um reconhecimento que nos honra muito”, declarou o criador Kinkão.

Dentre os dez primeiros do ranking, dois são de propriedade de Eduardo Falcão, da Estância Silvana; três de Angelus Cruz Figueira, da Fazenda Terras de Kubera; um da Fazenda Gavião; dois animais da Fazenda Calciolândia; e um touro da Fazenda Brasília.

Fonte: Site ABCZ / Márcia Benevenuto com adaptação da Assessoria de Imprensa do Grupo Publique